postheadericon Julho Amarelo de combate às hepatites virais

j-ama

Doenças infecciosas que afetam o fígado, as hepatites virais B e C são alvos de combate neste mês, o Julho Amarelo. Da terça-feira (24) até sábado, dia 28, período marcado pela Semana de Luta Contra as Hepatites Virais, a Fundação Municipal de Saúde de Niterói vai intensificar os eventos de prevenção que vem acontecendo durante todo o mês nas unidades de saúde da cidade.

A secretária municipal de Saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, explica que datas como essa são importantes para que as pessoas estejam conscientes dos riscos de contrair doenças. “Com o Julho Amarelo, informamos e alertamos a população que a prevenção é o melhor método de combatê-las”, defendeu.

No Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Bairro de Fátima, por exemplo, a enfermaria de SIDA (HIV) estava enfeitada com balões amarelos para chamar atenção de pacientes e servidores da saúde para realizarem os testes rápidos, que estão no calendário do hospital e das demais unidades de saúde do município.

A dona de casa Leticia Dutra acompanhava sua avó internada por problemas cardíacos e aproveitou para realizar os testes cujo resultado deu negativo. "A enfermeira veio me convidar para fazer o teste. É muito gratificante dar essa oportunidade para a população. Agradeço muito ao SUS", elogiou.

O chefe de enfermagem Wanderson Neri sintetizou o espírito da campanha: "é conscientizar sobre a importância da prevenção das hepatites com o diagnóstico precoce para o melhor tratamento e também é a oportunidade de prestar orientações e aconselhamentos pelos profissionais de saúde".

Nessas orientações para a população é necessário reafirmar a importância do uso de preservativos em relações sexuais e de evitar o compartilhamento de escovas de dentes, agulhas, barbeadores, lâminas, alicates e outros objetos de uso pessoal que cortam ou furam.

O diagnóstico precoce é primordial para evitar a progressão para formas mais graves das doenças. O tratamento é a base de comprimidos. Recentemente, a Fiocruz divulgou que vai produzir o sofosbuvir, remédio para a hepatite C, o que vai diminuir seu preço.

As hepatites são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Em sua evolução para hepatite crônica há complicações como cirrose hepática e câncer no fígado.

O Julho Amarelo é organizado pela Assessoria Técnica de IST/Aids e Hepatites Virais de Niterói que monitora os casos de infecções sexualmente transmissíveis e realiza programas de prevenção. Os testes rápidos são oferecidos a todos os usuários dos serviços de saúde, principalmente às gestantes durante o pré-natal, e no caso da hepatite C às pessoas entre 45 e 65 anos.

Além dos testes rápidos, o município também fornece vacina contra a hepatite B, administrada em 3 doses (da 1ª dose para a 2ª em 1 mês e da 2ª dose para a 3ª em 6 meses).

Para ilustrar este Julho Amarelo, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) vai ter iluminação especial no sábado (28). Atividades educativas em escolas e salões de beleza também estão sendo realizados.