Principal

postheadericon V Congresso do Conselho de Secretarias de Saúde do RJ

IMG_2004

 

 


Nos dias 12 e 13 de fevereiro, Niterói sediou o V Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, em evento no H Niterói Hotel organizado pelo COSEMS/RJ, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado Rio de Janeiro.

Trabalhando sobre o tema "Democracia e Direito à Saúde: SUS, patrimônio do povo brasileiro", gestores e técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS) apresentaram os trabalhos que realizam em seus municípios e trocaram conhecimentos entre si.

Na premiação das melhores práticas apresentadas, Niterói ficou na 2ª colocação com o trabalho sobre o ambulatório de transexualização inaugurado em 2018 na Policlínica Sylvio Picanço, no Centro. Em sua fala de agradecimento, Vera Oliveira, coordenadora de Saúde LGBTI de Niterói, afirmou: "espero que tenhamos conseguido passar o recado da não discriminação e incentivar o afeto e o acolhimento".

Outra premiação foi para as apresentações em pôster e Niterói ficou mais uma vez em 2º lugar ao tratar do Consultório na Rua, o serviço itinerante que presta atendimento de saúde aos moradores de rua.

Nas mesas de discussão foram tratados os temas Redes e Regionalização em Saúde; Atenção Básica e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; e Financiamento do SUS. Além dessas mesas com especialistas diversos, o ex-ministro da saúde Arthur Chioro apresentou uma conferência magna sobre as conquistas, desafios e financiamento do SUS.

Ao final do Congresso, a secretária de saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, foi homenageada e assim sintetizou o evento: "nós temos uma luta histórica e nós sempre buscamos atender os desafios do SUS e vencer essas etapas todas que temos enfrentado no país na luta pela democracia e o direto à saúde".

 

 

 


 
Banner
Banner
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner