postheadericon Saúde Mental ampliada: Fonseca recebe novo ambulatório

Na última segunda (15), ocorreu a abertura do ambulatório de Saúde Mental na Policlínica Guilherme March, no Fonseca. Como parte do projeto de regionalização promovido pela Fundação Municipal de Saúde, a medida fornece atendimento psicossocial mais próximo dos moradores da região Norte I.

O serviço será prestado no horário de funcionamento da unidade: de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os pacientes serão referenciados pelas unidades de Médico de Família ou através dos outros dispositivos da Saúde Mental ou, ainda, por marcação direta na Policlínica. A equipe é formada por psicólogos, psiquiatra, assistente social e técnico que fará visitas domiciliares.

“Essa expansão da Saúde Mental nas Policlínicas está no contexto do conceito de integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e de seu fortalecimento. É um dispositivo que fica mais próximo da população, mas não invalida o atendimento que já é realizado pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que prestam um acompanhamento mais intenso nos casos de psicose”, afirmou o coordenador da Saúde Mental, Carlos Castro.

Nessa linha, representando a secretária de saúde Maria Célia Vasconcellos na abertura, a vice-presidente de Atenção Ambulatorial e da Família (Vipacaf), Juliana Costa, comemorou: “com essa abertura, estamos favorecendo a porta de entrada de acesso à população e também fortalecendo a união da atenção primária com a saúde mental”.

A diretora da Policlínica, Maria Conceição Stern, complementou: “a acessibilidade, um dos princípios do SUS, vai ser suprida para os casos de baixa e média complexidade em nossa região”. Segundo ela, o ambulatório servirá também para quem frequenta a Policlínica por outras doenças e que também precisam de acompanhamento psicossocial.