Principal

postheadericon Consultório na Rua recebe nova viatura para atendimento

fb107dbb-0e8e-4adc-b3ec-d074bf19dcb2 (1)


 

A Prefeitura de Niterói vai reforçar, na próxima semana, o programa Consultório na Rua com mais um veículo para o atendimento médico da população em situação de rua na cidade. No total, serão duas vans modernas utilizadas no atendimento a essa população e no transporte das equipes multidisciplinares. A aquisição do veículo pretende agilizar e ampliar as áreas de assistência no município.



De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, a média mensal de atendimentos individuais é de 550 atendimentos por mês, com uma média de 200 visitas territoriais.

“Com a aquisição deste novo carro, esperamos aumentar significativamente o número de atendimentos na rua, possibilitando melhor acesso a diversos territórios, e também o número de usuários cadastrados no programa, que hoje está em torno de 480 pessoas”, explica Maria Célia.

O Consultório na Rua é uma estratégia para atenção integral a saúde da população em situação de rua, considerando suas diferentes necessidades. São duas equipes compostas por médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, agentes redutores de danos e motoristas, como explica o coordenador do programa, Alexandre Trino.

“As equipes atuam em uma Unidade Básica de Saúde no centro da cidade e, principalmente, nas ruas com apoio do consultório móvel, que, de forma itinerante, visita locais onde se concentram as pessoas em situação de rua”, expõe Trino, afirmando que as ações muitas vezes  são  integradas com a Rede de Saúde do Município e com outras secretarias, como a Assistência Social.

É o caso de U. R., de 49 anos, que foi encontrado na rua com uma ferida em estágio avançado na perna. Após abordagem da equipe do Consultório na Rua, ele foi imediatamente levado para o ambulatório para receber uma avaliação do médico.

“O médico verificou e o levamos para a emergência do Hospital Municipal Carlos Tortelly, onde foi internado, fez todos os exames e foi tratado. Isso mostra a parceria na rede para o melhor atendimento a nossa população”, explica o agente redutor de danos, Jorge Pereira Araújo.

Atualmente, U. R. recebe acompanhamento de toda equipe multidisciplinar, tanto nas ruas, quanto na base fixa, e elogiou o empenho dos profissionais.

“Dependo dos médicos de rua, eles me socorrem nas horas que eu preciso. Com mais um carro para atendimento, vai ser ainda melhor”, agradeceu.

O enfermeiro Raimundo Nascimento, que atua no Consultório na Rua, destaca a importância do projeto.

“O consultório itinerante é fundamental para o bom andamento do nosso trabalho. Com ele, conseguimos percorrer todas as regiões da cidade para levar a essas pessoas consultas médicas, testes rápidos para HIV, Hepatites Virais e Sífilis, curativos, entre outros, além de poder transportar os pacientes em caso de necessidade”, informa.

 


 

 

 

 

 

 


 
Banner
Banner
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner