Principal

postheadericon Agosto Dourado termina após extensa programação

WhatsApp Image 2019-08-29 at 22.12.19

 

 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói realizou, durante o mês que passou, o Agosto Dourado, com extensa programação. Foram realizadas palestras com profissionais e o trabalho rotineiro de orientação junto às mães foi intensificado, além de cartazes colocados nas unidades.

“Até o sexto mês de vida do bebê, a Organização Mundial de Saúde recomenda que o leite materno deve ser o alimento exclusivo da criança, para depois ser conciliado, até os dois anos, com alimentos leves e saudáveis, como cereais, leguminosas, frutas e legumes”, explica a secretária municipal de saúde, Maria Célia Vasconcellos.

Mobilizando as equipes de profissionais de Saúde, as Policlínicas Regionais e Unidades Básicas promoveram apresentações sobre a importância da amamentação em cada área da saúde, como fonoaudiologia para realizar a melhor sucção, odontologia no trato dos dentes da criança e a saúde mental nas questões psicológicas que afetam a família. Tiveram ainda demonstrações práticas como a de shantala, técnica asiática de massagem que relaxa o bebê, além de exposição de fotos das usuárias com seus bebês e salas de espera com orientação das enfermeiras e assistentes sociais.

“Aproveitamos a presença das mães para dar todas as orientações sobre a amamentação. Muitas têm dificuldades nesse processo, então o que fazemos é dar o acolhimento necessário para dar segurança à mãe e ao bebê”, conta a terapeuta ocupacional Ana Rosa, que organizou as atividades da Policlínica João Vizela, no Barreto.

As unidades têm seus grupos de grávidas e de mães que, durante todo o ano, realizam rodas de conversa. A secretária ressalta que o Agosto Dourado termina mas a rede pública de saúde continua realizando seu trabalho de apoio às mães.

“Além disso, este ano começam as obras de reforma da maternidade municipal Alzira Reis, que vai aumentar em 30% a capacidade de atendimento desta importante unidade para as mães de nossa cidade”, diz Maria Célia.

 

 

 

 


 
Banner
Banner
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner