Principal

postheadericon Exposição de Rafael Matos é inaugurada no Centro de Niterói

Mostra SM

 

Já data em cerca de 8 anos desde que o usuário residente do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ), Rafael Matos, ocupou-se dentro do seu tratamento psicossocial em expressar seus sentimentos em forma de pintura. Como forma de consagração de sua evolução enquanto artista que começou no desenho, Rafael Matos aos 33 anos teve na quinta-feira (05/03) uma noite mágica: a inauguração do “Janelas da Alma”, sua primeira exposição de pinturas em museu, na Sala de Cultura Leila Diniz, no Centro de Niterói.

Até o dia 30/03 estão expostas 58 obras de muita expressividade e beleza. Grande parte da inspiração é por Lydio Bandeira de Mello, artista mineiro a quem Rafael considera como um mestre e que não pôde estar presente na inauguração dada sua idade avançada de 90 anos. “Desde os 16 anos, o Bandeira me ensinou a olhar para si e pintar o mundo imaginário que existe dentro de nós”, afirmou Rafael, nitidamente emocionado com o reconhecimento de seu trabalho enquanto artista.

Segundo o curador da mostra, Marcos Murtha, terapeuta ocupacional do Núcleo de Atividade Coletiva (NAC) do HPJ, que estimula atividades para os pacientes através de projetos como a Oficina de Artistas, a obra de Rafael passou por várias etapas: “percebemos a evolução que vai desde obras mais escuras até as atuais em que está usando cores mais vibrantes. Acaba sendo uma inspiração para outros usuários e transmite seus ensinamentos utilizando deles também como modelos para seus quadros. Para o tratamento dele, a arte é uma forma de libertação da condição de paciente de saúde mental”.

O diretor do Hospital, Raldo Bonifácio, concorda: “Eu brinco com ele que expor sua obra aqui nesse espaço tão bem cuidado é o seu momento de estrelato. Rafael diz com convicção que a arte é expressão do indizível ao advertir que a palavra enlouquece. Em um processo sofrido e de superação toma a palavra e nos apresenta essa sua obra que sempre apoiamos que fosse desenvolvida dentro do Hospital”.

Perguntado o que sentia ao ver tanta gente na abertura de sua exposição, de amigos das artes e outros usuários até autoridades como Victor De Wolf, secretário municipal de cultura, Rafael confessou: “estou me sentindo amado e acolhido, na certeza que podemos ser felizes onde estivermos”.

Dentre os que foram prestigiar, sua amiga terapeuta holística, Luciana Hammes, abraçou-o chorando dizendo que viu aquelas obras nascerem e que a alma dele está expressa em cada parte de sua obra. O estudante de antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Bernardo Kallina, afirmou estar produzindo um filme sobre Rafael para seu trabalho de conclusão de curso. E usuários que convivem com ele em Jurujuba também estavam muito contentes com sua consagração, como o David John Sanders que na amizade dá aulas de inglês para ele em troca de lições de pintura e o Carlos Frederico que tem debilidades na fala, mas estava completamente imerso nos quadros de maior tamanho do colega pintor.

Também estiveram presentes José Antônio Barroco, chefe de gabinete, representando o prefeito Rodrigo Neves; e o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT-RJ) que se comprometeu através do seu trabalho na Frente Parlamentar de Luta Antimanicomial trazer investimentos para a melhoria do HPJ e da rede de saúde mental do município.

A mostra foi organizado pela Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Segundo Renata Palmier, gestora da Sala de Cultura Leila Diniz, “cada exposição é como um filho que a nossa equipe da área de Comunicação e Produção Cultural abraça e não seria diferente com esse trabalho lindo do Rafael que comprova que a arte é para todos”, afirmou ao apresentar José Roberto Cardozo e Alexandre Gonçalves, diretores financeiro e administrativo da Imprensa Oficial, respectivamente.

A Sala de Cultura Leila Diniz fica na Rua Prof. Heitor Carrilho, nº 81, Centro, Niterói. Telefone: (21) 2717-5299.

 
Banner
Banner
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner