postheadericon Coronavírus: Niterói tem mais de 800 pacientes recuperados

Niterói tem mais de 800 pacientes recuperados de Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado neste sábado (23), a cidade tem 1.641 casos confirmados da doença, com 603 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhadas pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 91 óbitos. Em vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou que com a adesão da população ao isolamento social e as várias ações adotadas pelo Município, foi possível reduzir a taxa de contaminação e letalidade da Covid-19 na cidade.

“As medidas de combate à pandemia são baseadas na ciência e em indicadores sanitários. Em Niterói, fizemos o dever de casa, com a conscientização dos cidadãos sobre a importância de reduzir a presença nas ruas e o uso da máscara. Esta semana, iniciamos uma nova fase, que é o plano de transição para o novo normal, no qual os niteroienses, mais uma vez, estão respeitando as determinações. Estamos vencendo esta batalha, por isso, é fundamental preservar no isolamento social, que foi estendido até 30 de junho e continuar seguindo todas as orientações das autoridades sanitárias”, enfatizou Rodrigo Oliveira.

Benefício social emergencial - A partir de segunda-feira (25), permissionários e trabalhadores de bancas de jornal receberão o benefício social emergencial, no valor de R$ 500, pago pela Prefeitura de Niterói. O atendimento será feito na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), no Barreto. Nesta semana também, será aberto o processo de inscrição para motoristas de aplicativos receberem o auxílio. Para se cadastrarem e terem direito a este benefício, os profissionais precisam comprovar que são moradores de Niterói e que já atuam no município há seis meses por, pelo menos, 30 horas semanais.

Outro grupo que receberá o benefício será o de quiosqueiros. Para esta categoria, o pagamento está previsto para sexta-feira (29). Os produtores agroecológicos também foram incluídos no programa assistencial do Município, bem como os pescadores artesanais, que serão atendidos nas próximas semanas.

“Estamos analisando os cadastros desses profissionais e planejando, de forma organizada e responsável, o pagamento dos benefícios. Nosso esforço é para atender as famílias que mais precisam. Com os programas sociais da Prefeitura, estamos beneficiando cerca de 50 mil famílias”, disse o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael.

Treinamento – Na tarde deste sábado (23), a secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, e a subsecretária municipal de Saúde, Camilla Franco, realizaram um treinamento online para profissionais de salões de beleza, informando sobre os novos protocolos sanitários que deverão ser adotados nos estabelecimentos devido à pandemia do coronavírus. O vídeo foi transmitido direto do Salão Escola do Senac, no Centro de Niterói.

Giovanna Victer anunciou que o auxílio que foi concedido aos microempreendedores individuais (MEIs) com inscrições ativas no cadastro da Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói, residentes no município, será estendido para profissionais que atuam nos salões de beleza da cidade.

“Nesta semana nós vamos detalhar como se dará todo o procedimento para o cadastramento e pagamento deste auxílio”, explicou Giovanna Victer.

No treinamento, Camilla Franco orientou os participantes sobre todos os protocolos que deverão ser adotados, não só pelos profissionais dos salões, como também pelos clientes desses estabelecimentos. A subsecretária de Saúde destacou que as novas medidas devem ser adotadas desde o agendamento dos clientes, com perguntas como se apresentou sintomas da Covid-19 nos últimos dias, até a realização dos procedimentos com o uso de todos os equipamentos de proteção necessários.

De acordo com Camilla, será fundamental respeitar o limite de capacidade, neste momento, de 50%, cumprir o distanciamento social de dois metros entre as cadeiras, bem como o uso de materiais de proteção por profissionais e clientes, a higienização adequada dos equipamentos, dos estabelecimentos e das mãos. Ela alertou, também, que, se for preciso, o estabelecimento pode colocar cartazes em cadeiras e equipamentos com a indicação “distanciamento responsável” para ajudar na identificação da medida a ser cumprida.

“Equipes da Vigilância Sanitária estarão realizando ações de fiscalização e, também, de orientações para os profissionais. O objetivo é ajudar e esclarecer possíveis dúvidas quanto às medidas a serem adotadas. É muito importante o engajamento de todos”, disse a subsecretária.