postheadericon Drive-thru: Niterói ganha mais um local de testagem rápida

Mais um ponto de testagem rápida para Covid-19 no modelo drive-thru foi aberto aos moradores de Niterói. A partir desta terça-feira (9), os niteroienses também poderão realizar o teste, sem sair do carro, em um terceiro local: o Caminho Niemeyer, no Centro. Esse modelo já está disponível no bairro de São Francisco e no Cafubá. Na primeira semana, cerca de 1400 pessoas já foram testadas nessa nova modalidade.

De acordo com secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, a testagem massiva é importante para a montagem de um mapa da evolução da doença pela cidade, com dados que vão desde a faixa etária das pessoas que estão adoecendo até o bairro com maior grau de contaminação.

“Do meio de abril até agora, já foram mais de 15 mil testes realizados nas Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde e pelo programa Médico de Família. Hoje estamos abrindo mais um ponto de coleta do exame rápido sorológico no sistema drive-thru, abrangendo três pontos da cidade.  Essa ação é fundamental para a gente ter mais clareza de como está a curva de contaminação no município e acompanhar diariamente o plano de transição para o novo normal”, destacou o secretário.

Para realizar a testagem é necessário ser morador de Niterói, acessar o aplicativo “Dados do Bem” e fazer o autoatendimento. O aplicativo é uma parceria da prefeitura com o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, sem custo para o Município. Os 50 mil testes rápidos, aprovados pela Anvisa, foram comprados pela Prefeitura, com recursos próprios.

Quem apresentar sintomas da doença e estiver dentro do protocolo de testagem receberá um convite para realizar o exame, com data e hora marcados, em um dos pontos de drive-thru. Casos identificados como graves serão orientados a buscar um atendimento imediato em uma unidade de emergência.

Rapidez - A Fisioterapeuta Jandira Cipriano, de 46 anos, teve o teste agendado para o novo local e elogiou o atendimento.

“Eu e meu marido somos profissionais de saúde e temos contato com pacientes com o novo coronavírus. Por isso, achamos importante fazer a testagem. A estrutura para o drive-thru está muito bem montada. O atendimento foi muito rápido. Não levamos nem cinco minutos entre chegar, fazer o exame e sermos liberados”, afirmou a fisioterapeuta.

O marido, Carlos Henrique Maciel, 48 anos, que é nutricionista e também realizou o exame, aprovou a iniciativa.

“O aplicativo Dados do Bem é muito prático e fácil de usar. A testagem rápida aqui está muito bem organizada. E por não precisar sair do carro, pudemos trazer nosso filho conosco, porque não tínhamos com quem deixá-lo”, disse.

No drive-thru, um profissional checa os dados e encaminha os veículos para a tenda. O paciente, dentro do carro, higieniza as mãos com álcool gel e tem o dedo furado por um profissional de saúde. Para o exame, basta pingar uma gota de sangue no kit, adicionar o reagente e aguardar 10 minutos. O resultado é enviado pelo aplicativo.

A pediatra Tamires Guimarães, de 26 anos, destacou os cuidados dos profissionais de saúde na manipulação do teste.

“Esse sistema possibilita que apenas o profissional que aplica o exame chegue um pouco mais perto de você e essa distância é segura. Verifiquei que tudo estava higienizado e os profissionais usando face shield (proteção para o rosto). Além disso, os profissionais são bem atenciosos”, agradeceu Tamires.

Testes – O local do teste só poderá ser acessado por meio de carro ou moto. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) gerado pelo aplicativo Dados do Bem e a carteira de identidade. Não haverá atendimento médico no local, nem realização do teste por demanda espontânea. O resultado é enviado ao usuário por meio do aplicativo.

O drive thru vai funcionar todos os dias, das 8h às 17h, no Skate Parque Carlos Alberto Parizzi, localizado na orla do bairro de São Francisco, na Avenida Dr. Raul de Oliveira Rodrigues, na saída do Túnel Charitas-Cafubá, no Cafubá, na Região Oceânica, e no Caminho Niemeyer, atrás do terminal rodoviário João Goulart, na rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro.

A Prefeitura de Niterói também realiza o exame em outros 54 pontos: nas policlínicas regionais, unidades básicas de Saúde e módulos do programa Médico de Família. De acordo com o protocolo desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde, Universidade Federal Fluminense e Fundação Oswaldo Cruz, o teste rápido pode ser realizado em pessoas com sintomas de Covid-19 a partir do oitavo dia.

Dados do Bem – Desenvolvido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox Smart Data, Dados do Bem é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades. O aplicativo faz parte de uma série de iniciativas de pesquisa do Instituto D’Or, “Ciência IDOR contra a Covid”, que ainda inclui outras nove frentes de estudo.