Principal

postheadericon NOTA DE PESAR: Falecimento do Coordenador Geral do SAMU

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) comunica com pesar o falecimento do diretor médico, nefrologista, emergencista e coordenador geral do Serviço de Assistência Móvel de Urgência (SAMU), Olavo Cabral, na madrugada desta quinta-feira.

Entusiasta da formação e capacitação de sua equipe, Olavo sempre apoiou as iniciativas da Coordenação Regional de Educação Permanente do SAMU Metro II (Crep), sob a coordenadoria de Olguimar Dias. Em 16 anos, o SAMU da Metro II foi pioneiro na discussão dos protocolos de trabalho.

A Crep, durante a gestão de Olavo Cabral, sempre buscou formar instrutores para que dessem continuidade aos treinamentos nas bases municipais do Samu, além de capacitar outros profissionais, como professores, por exemplo, em primeiros socorros, possibilitando que atendam casos de urgência.

 

Olavo Cabral incentivava o que ele chamava de requisitos essenciais para ser um membro do Samu: equilíbrio emocional e capacidade de trabalhar em equipe, além de ter participado de cursos de capacitação específicos para cada categoria profissional. O condutor socorrista, explicava ele, atende a Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece normas e procedimentos para a formação desses profissionais, como a realização de exames clínicos, a expedição de documentos de habilitação, bem como os cursos de formação, especializados e de reciclagem. Os médicos e técnicos de enfermagem por sua vez, fazem cursos de suporte de vida, e os enfermeiros são capacitados em cuidados com pacientes críticos.

 

Sepultamento

 

Em cerimônia restrita aos familiares, o médico será sepultado nesta sexta-feira, às 10h, no cemitério Parque da Colina, em Cantagalo. Os municípios da Metro II irão prestar uma última homenagem ao coordenador, encaminhando uma ambulância e equipe para o local. Dr. Olavo, como era conhecido, deixa esposa e um filho, Olavo, que também é médico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Banner
Banner
DIGITE SUA BUSCA
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner