postheadericon Niterói atinge marca de mais de 3 mil recuperados do coronavírus

Niterói superou a marca dos 3 mil pacientes recuperados da Covid-19. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (17) pelo prefeito Rodrigo Neves, em pronunciamento nas redes sociais. De acordo com o boletim epidemiológico, a cidade tem 4.139 casos confirmados de Covid-19, com 840 em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Fundação de Saúde do Município. A cidade registra, até o momento, 169 óbitos.

O prefeito Rodrigo Neves enfatizou que isso só foi possível graças ao isolamento social rígido e a conscientização de cada niteroiense durante esse período da pandemia.

“Esse número de mais de 3 mil recuperados significa que temos mais de 75% de infectados em relação ao total de infectados. Isso é muito importante porque provavelmente nós temos o menor número de casos ativos das últimas seis semanas em Niterói. O início do plano de transição gradual para um novo normal, em 21 de maio manteve um padrão de queda do ciclo de epidemia em Niterói. Esse é um dado extremamente importante que mostra que estamos conseguindo vencer a batalha contra o coronavírus”, afirmou o prefeito.

Rodrigo Neves ressaltou que Niterói está conseguindo realizar a transição gradual para um novo normal, com retomada responsável de algumas atividades e, ao mesmo tempo, reduzir o avanço da epidemia e também a taxa de ocupação de leitos públicos e privados. Segundo o prefeito, de 206 leitos exclusivos para Covid-19 na rede privada, 70 estão ocupados. Na rede pública municipal, de 262 leitos, 91 estão ocupados.

“Isso significa que, de 468 leitos exclusivos para o tratamento do coronavírus em Niterói, somando as redes pública e privada, apenas 161 estão ocupados, o que mostra uma taxa de ocupação de cerca de 35% neste momento na cidade. Mesmo com o plano de transição gradual para um novo normal, estamos conseguindo reduzir o número de casos ativos, diminuir a taxa de transmissão do vírus e também a demanda sobre leitos hospitalares públicos ou privados”, detalhou Rodrigo Neves.

O prefeito destacou ainda que Niterói tem hoje a menor taxa de transmissão da Covid-19 desde o início da pandemia e lembrou as mais de 40 medidas adotadas pela gestão municipal no combate ao avanço do coronavírus na cidade.

“No dia 21 de maio, quando iniciamos o plano de transição gradual, a taxa de transmissão do vírus era o dobro do que temos hoje. Ou seja, nesse período Niterói aumentou o percentual de pacientes recuperados, diminuiu a taxa de ocupação de leitos e reduziu à metade a taxa de transmissão do coronavírus. Tudo graças à conscientização da população e à uma série de ações do poder público. Fomos a primeira cidade do Brasil a fazer a sanitização de ruas e comunidades, implantamos um centro de referência de quarentena, ampliamos a testagem rápida, contratamos mais 1.200 profissionais de saúde, criamos programas de apoio social para as famílias que mais precisam e também medidas de apoio às pequenas e médias empresas”.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, reforçou o agradecimento a todos os profissionais, desde os que estão na administração das unidades de saúde até os que atuam na linha de frente no atendimento aos pacientes com coronavírus, e destacou também a importância dos novos leitos exclusivos para a Covid-19.

“Quero agradecer a todos os trabalhadores da saúde e também reforçar o meu reconhecimento a cada um. A saúde do niteroiense está em excelentes mãos. Essa conquista de cumprir, mais uma vez, a meta com a ampliação dos leitos reforça que estamos no caminho certo, com responsabilidade, fazendo um plano de transição gradual para o novo normal com a infraestrutura necessária para garantir segurança e continuar preservando e defendendo a vida dos niteroienses”, pontuou Rodrigo Oliveira.

Programas sociais - A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, informou que será efetuado no próximo dia 22 o crédito dos cartões pré-pagos entregues esta semana aos artesãos e pescadores artesanais.

A secretária informou, também, que está sendo realizado um levantamento das famílias que não se enquadram nos critérios da legislação, que foi aprovada para o pagamento desses auxílios emergenciais temporários pelo Município, para que possam receber cestas básicas. De acordo com Ellen Benedetti, em breve, uma lista com os beneficiários estará disponível para consulta no portal da transparência.

Apoio à economia – O secretário adjunto da Fazenda, Pablo Villarim, informou que segue aberto até o dia 2 de julho o prazo para que as empresas cadastradas nos programas Empresa Cidadã 1 e 2 revalidem o termo de adesão. Basta acessar o site https://www.empresacidada.niteroi.rj.gov.br para garantir o auxílio na folha de pagamento por cinco meses, ao invés dos três meses previstos inicialmente. Em contrapartida, as empresas terão que se comprometer, no novo termo de adesão, a não reduzir postos de trabalho por até oito meses.

Além disso, estão reabertas até o dia 23 as inscrições para taxistas e motoristas e auxiliares de transporte escolar que perderam a primeira fase de cadastro do Programa Taxista Amigo, que concede um benefício de R$ 500, por três meses, para todos que estão regularizados na Subsecretaria Municipal de Transportes.