O Ambulatório de Atenção à Saúde da População Travesti e Transexual João W. Nery, do município de Niterói, foi inaugurado em 28 de novembro de 2018 e conta com atendimento multiprofissional.

Niterói foi pioneira entre todos os municípios do Rio de Janeiro com a destinação de um espaço exclusivo para as pessoas transexuais serem assistidas em seus processos de hormonização e, na lógica do cuidado integral à saúde, serem referenciadas para o tratamento de outras demandas nas demais unidades de saúde do município.

Transexuais são pessoas cuja identidade de gênero difere do gênero atribuído na hora do nascimento. Assim, homens trans são os que nasceram com a genitália considerada feminina, mas que se reconhecem, performatizam e são do gênero masculino. De mesmo modo mulheres trans, que ao nascimento tiveram seu gênero designado como masculino, socialmente se identificam e experienciam suas vidas no gênero feminino.

Perfil de Atendimento: Consulta ambulatorial; Atenção especializada no processo transexualizador; Acompanhamento clínico pré e pós operatório; Hormonioterapia; Testagem rápida para IST; Prevenção por PrEP e PEP (preferencialmente via marcação por WhatsApp ou por demanda espontânea no horário de funcionamento); Aplicação de hormônio (mediante apresentação da medicação e da receita médica).

Equipe Técnica: Psicóloga, Assistente social, Médico Endocrinologista, Enfermeira e Nutricionista.

Marcação de consultas: Por telefone. *Não é necessário encaminhamento

Exames e consultas referenciadas

Funcionamento: Terça e quinta das 9h às 17h. Quarta-feira das 9h às 12h.

Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto, nº 169 – 4º andar – Centro | CEP: 24020-070 (*Dentro da Policlínica de Especialidades Dr. Sylvio Picanço – PESP)

Telefone: (21) 9 6580-0104 *WhatsApp

E-mail: saudetransniteroi.desum@gmail.com

* Para ver a distribuição de todas as unidades da rede municipal de saúde pela região, clique aqui