O município de Niterói possui o Ambulatório de Atenção à Saúde da População Travesti e Transexual – João W. Nery, inaugurado em 28 de novembro de 2018.
Niterói foi pioneira entre todos os municípios do Rio de Janeiro com a destinação de um espaço exclusivo para as pessoas transexuais serem assistidas em seus processos de hormonização e, na lógica do cuidado integral à saúde, serem referenciadas para o tratamento de outras demandas nas demais unidades de saúde do município. Apenas a Secretaria Estadual de Saúde do Rio já oferecia o serviço através do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE).
Transexuais são pessoas cuja identidade de gênero transitam com o sexo biológico atribuído ao nascimento. Assim, mulheres trans são as que nasceram com a genitália masculina, mas que se reconhecem e performatizam o gênero feminino. De mesmo modo, os homens trans são os que ao nascimento tiveram seu sexo identificado como feminino, contudo, socialmente experienciam suas vidas com o gênero masculino.
Perfil de Atendimento: Atenção especializada no processo transexualizador; Acompanhamento clínico pré e pós operatório; Hormonioterapia.
Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 17h
Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto, nº 169 – 4º andar – Centro | CEP: 24020-070 (dentro da Policlínica de Especialidades Dr. Sylvio Picanço – PESP)
Telefone: (21) 2612-8184
E-mail: saudetransniteroi.desum@gmail.com
* Para ver a distribuição de todas as unidades da rede municipal de saúde pela região, clique aqui