
A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói realizará, no dia 10 de maio (sábado), o Dia D de mobilização e intensificação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Inicialmente prevista para atender o público alvo da campanha (idosos, crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas e demais grupos prioritários), a imunização contra a gripe será ampliada para atender toda a população a partir de seis meses de idade.
No Dia D haverá oportunidade de atualização da caderneta de vacinação para todos que comparecerem aos locais de vacinação e também será aplicada a vacina contra o sarampo, conforme os esquemas abaixo:
- Crianças de 12 meses: 1 dose
- Crianças de 15 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias: 2 doses
- Indivíduos de 5 a 29 anos: 2 doses
- Indivíduos acima de 29 a 59 anos: 1 dose
- Profissionais de saúde: 2 doses (independentemente da idade)
A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, reforça sobre a importância de a população comparecer aos postos de saúde para avaliação da caderneta de vacinação e administração das doses das vacinas necessárias.
“É fundamental que os idosos compareçam a um ponto de vacinação e que os responsáveis levem as crianças para receberem a vacina. O Dia D é mais uma oportunidade de se proteger contra a influenza e o sarampo”, afirmou a secretária.
Sobre a Influenza – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Sobre o sarampo – O sarampo é uma doença viral aguda altamente contagiosa, pode causar complicações graves e levar ao óbito e é capaz de produzir epidemias. A doença se espalha facilmente entre pessoas não vacinadas, por isso é importante manter alta cobertura vacinal. A vacina utilizada é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Também serão aplicadas doses de outros imunizantes para atualização da caderneta de vacinação para aqueles que estiverem em atraso.
LOCAIS DE VACINAÇÃO (das 8h às 17h):
Módulos do Médico de Família (MMF):
Para ver a lista dos MMF e os endereços, clique aqui
Unidades Básicas de Saúde (UBS):
UBS Santa Bárbara – Dr. Adelmo de Mendonça e Silva
Endereço: Rua Jandira Pereira, nº 625 – Santa Bárbara | CEP: 24141-400
UBS Engenhoca
Endereço: Rua Vereador José Vicente Sobrinho, nº 724 – Engenhoca | CEP: 24110-441
UBS Morro do Estado – Dr. Mario Pardal
Endereço: Rua Doutor Araújo Pimenta, s/nº – Ingá | CEP: 24210-070
UBS Centro – Dr. Eduardo Imbassay
Endereço: Rua Visconde do Uruguai, nº 531 – 3º e 4º andares – Centro | CEP: 24030-078
Policlínicas Regionais:
Policlínica Regional do Fonseca – Dr. Guilherme Taylor March
Endereço: Rua Desembargador Lima Castro, nº 238 – Fonseca | CEP: 24120-350
Policlínica Regional da Engenhoca – Dr. Renato Silva
Endereço: Avenida Professor João Brasil, s/nº – Engenhoca | CEP: 24130-082
Policlínica Regional do Barreto – Dr. João da Silva Vizella
Endereço: Rua Doutor Luiz Palmier, nº 726 – Barreto – CEP: 24110-310
Policlínica Regional de São Lourenço – Dr. Carlos Antônio da Silva
Endereço: Avenida Jansen de Melo s/nº – São Lourenço | CEP: 24030-220
Policlínica Regional de Santa Rosa – Dr. Sérgio Arouca
Endereço: Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa | CEP: 24230-265
Policlínica Regional do Largo da Batalha – Dr. Francisco da Cruz Nunes
Endereço: Rua Reverendo Armando Ferreira, nº 30 – Largo da Batalha | CEP: 24310-400
Policlínica Regional de Piratininga – Dom Luiz Orione
Endereço: Rua Doutor Marcolino Gomes Candau, nº 111 – Piratininga | CEP: 24358-270
Policlínica Regional de Itaipu – Assistente Social Maria Aparecida da Costa
Endereço: Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº – Engenho do Mato | CEP: 24346-040
Pontos avançados de vacinação no dia D:
Mercado Municipal de Niterói
Endereço: Rua Santo Antônio, nº 53 – Centro
Plaza Shopping
Endereço: Rua Quinze de Novembro, nº 8 – Centro
Clube Central
Endereço: Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, nº 335 – Icaraí