A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira a campanha de vacinação contra o sarampo. A iniciativa é voltada para crianças a partir de 1 ano de idade a adultos de até 59 anos que ainda não tenham recebido o imunizante. Para se vacinar, os adultos devem apresentar documento de identidade. Os menores de idade precisam levar CPF e carteira de vacinação.

A vacina aplicada é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, e está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todos os Módulos do Programa Médico de Família, Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas Regionais do município.

A campanha faz parte de uma mobilização conjunta do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde e de outros oito municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e evitar novos casos da doença, que já havia sido erradicada no Brasil, mas voltou a registrar casos nos últimos anos. A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, reforçou a importância da vacinação.

“É fundamental que todos os moradores de Niterói, dentro dessa faixa etária e que ainda não tenham se vacinado contra o sarampo, procurem os postos de vacinação. O sarampo é uma doença que já havia sido erradicada no Brasil e que não pode voltar a nos afetar”, alertou.

O esquema vacinal varia de acordo com a idade. Crianças devem receber a primeira dose da vacina aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Adolescentes e adultos de até 29 anos que não tiverem comprovação de vacinação precisam tomar duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Já adultos de 30 a 59 anos devem receber uma dose da vacina, caso não tenham sido imunizados. Trabalhadores da saúde, independentemente da idade, também devem tomar duas doses.

A estudante Gabriela Alencar Ornellas, de 30 anos, foi tomar a vacina na Policlínica Regional Sérgio Arouca, no Vital Brasil, porque vai iniciar um estágio em Odontologia na rede pública do SUS.

“Além de ser importante andar protegido e imunizado, quando você está na área da saúde o profissional cuida de muita gente e esquece de se cuidar. Precisamos tomar todas as vacinas do calendário anual. Muitas doenças, que antes estavam radicadas, estão voltando de novo pela falta da vacinação. É importante que a população em geral se conscientize e traga seus filhos para que não tenhamos novos surtos, assim como aconteceu com a Covid-19”, disse a estudante.

Sobre a doença – O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Os principais sintomas incluem febre alta, tosse seca, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa da boca e manchas vermelhas que se espalham pelo corpo. A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção, como explica a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Lúcia Fontes Eppinghaus.

“Na região metropolitana do Rio tiveram dois casos confirmados. O sarampo havia sido eliminado nas Américas, mas recentemente estão sendo registrados casos em vários países. Então, é preciso manter alta cobertura da vacina e nossa meta é de 95%, e realizar as ações de vigilância se ocorrerem casos suspeitos. O sarampo é muito transmissível e uma pessoa não vacinada pode ser infectada, caso entre em contato com um paciente com sarampo”, explicou a coordenadora.

PÚBLICO ALVO E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

– Crianças a partir de 1 ano de idade: cartão de vacinação e CPF

– Adultos de até 59 anos que ainda não tenham recebido o imunizante: documento de identidade

LOCAIS DE VACINAÇÃO (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h):

Módulos do Médico de Família (MMF):
Para ver a lista dos MMF e os endereços, clique aqui

Unidades Básicas de Saúde (UBS):
UBS Santa Bárbara – Unidade Básica de Saúde Dr. Adelmo de Mendonça e Silva
Endereço: Rua Jandira Pereira, nº 625 – Santa Bárbara | CEP: 24141-400

UBS Engenhoca – Unidade Básica de Saúde da Engenhoca
Endereço: Rua Vereador José Vicente Sobrinho, nº 724 – Engenhoca | CEP: 24110-441

UBS Morro do Estado – Unidade Básica de Saúde Dr. Mario Pardal
Endereço: Rua Doutor Araújo Pimenta, s/nº – Ingá | CEP: 24210-070

Policlínicas Regionais:
Policlínica Regional do Fonseca – Dr. Guilherme Taylor March
Endereço: Rua Desembargador Lima Castro, nº 238 – Fonseca | CEP: 24120-350

Policlínica Regional da Engenhoca – Dr. Renato Silva
Endereço: Avenida Professor João Brasil, s/nº – Engenhoca | CEP: 24130-082

Policlínica Regional do Barreto – Dr. João da Silva Vizella
Endereço: Rua Doutor Luiz Palmier, nº 726 – Barreto – CEP: 24110-310

Policlínica Regional de São Lourenço – Dr. Carlos Antônio da Silva
Endereço: Avenida Jansen de Melo s/nº – São Lourenço | CEP: 24030-220

Policlínica Regional de Santa Rosa – Dr. Sérgio Arouca
Endereço: Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa | CEP: 24230-265

Policlínica Regional do Largo da Batalha – Dr. Francisco da Cruz Nunes
Endereço: Rua Reverendo Armando Ferreira, nº 30 – Largo da Batalha | CEP: 24310-400

Policlínica Regional de Piratininga – Dom Luiz Orione
Endereço: Rua Doutor Marcolino Gomes Candau, nº 111 – Piratininga | CEP: 24358-270

Policlínica Regional de Itaipu – Assistente Social Maria Aparecida da Costa
Endereço: Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº – Engenho do Mato | CEP: 24346-040

Foto: Bruno Eduardo Alves