PLATAFORMA FALA.BR
As demandas de Ouvidoria são recebidas, preferencialmente, por meio do sistema Fala.BR, uma Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, desenvolvida pela Controladoria Geral da União, que permite ao usuário registrar, a qualquer hora, pedidos de acesso à informação, reclamações, sugestões, elogios, solicitações e denúncias referentes aos serviços públicos de saúde da Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS).
O sistema permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe suas demandas, acompanhe os prazos e o andamento das manifestações, apresente recursos (para os pedidos de acesso à informação) e receba a resposta através da Ouvidoria da FMS.
O sistema é gratuito e funciona inteiramente online, não sendo necessário instalar qualquer software.
Acesse o Fala.BR
PLATAFORMA E-SIC
O Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para os órgãos e entidades do Município de Niterói, como a Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Além de fazer o pedido, é possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail, entrar com recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas. O objetivo é facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas.
Acesse o e-SIC
OUVIDORIA GERAL DO SUS
A Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (OuvSUS) escuta, acolhe, analisa e encaminha as demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS em todo Brasil. É a área responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS.
A OuvSUS é parte da Rede Nacional de Ouvidorias do SUS, composta por ouvidorias federais, estaduais e municipais, que atuam de forma descentralizada e colaborativa, respeitando a autonomia de cada ente da Federação e sob orientação estratégica e coordenação da OuvSUS.
Seguindo o princípio da descentralização, a responsabilidade sobre o provimento da resposta ao usuário é atribuída às três esferas de governos, as quais são autônomas e soberanas em suas decisões. Nesta perspectiva, as manifestações direcionadas ao município de Niterói são encaminhadas à Ouvidoria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para tratamento e encaminhamento às áreas técnicas, e após resposta das mesmas, as devolve para que a OuvSUS dê retorno ao manifestante.
- Atendimento telefônico
Contato do Disque Saúde : 136
Funcionamento: De segunda a sexta, das 08h às 20h | Aos sábados, das 08h às 18h