SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU)

Telefone: 192 (Ligação gratuita)

Funcionamento: 7 dias por semana, 24 horas por dia

Perfil de atendimento: atendimento pré-hospitalar às vítimas de agravos súbitos à saúde, de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, prestado no local da ocorrência (dentro dos limites da região metropolitana II – Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim)

CNES Central de Regulação das Urgências: 6961851
CNES Base Descentralizada: 4565584

 

ESCALA DOS PROFISSIONAIS PARA NATAL 2024 E ANO NOVO 2024/2025: 

24 de Dezembro 

  • Diurno – Médicos:  Pablo Luiz Moura Machado / Frederico Eduardo Moreira Gonçalves
  • Noturno – Médicos: Solomon Kwadwo Boakye Yiadom / Pablo Luiz Moura Machado

25 de Dezembro 

  • Diurno – Médicos: Larissa Matheus Silva / Bruna Rodrigues Cezario Leal 
  • Noturno – Médicos: Priscilla Magalhães Assumpção / Nei Oliveira Navarro 

31 de Dezembro 

  • Diurno – Médicos:  Pablo Luiz Moura Machado / Frederico Eduardo Moreira Gonçalves
  • Noturno – Médicos: Solomon Kwadwo Boakye Yiadom / Pablo Luiz Moura Machado

1º de Janeiro 

  • Diurno – Médicos: Larissa Matheus Silva / Bruna Rodrigues Cezario Leal 
  • Noturno – Médicos: Priscilla Magalhães Assumpção / Nei Oliveira Navarro

 

Quando chamar o SAMU?

  • Problemas cardiorrespiratórios
  • Envenenamento e intoxicação exógena (exposição a substâncias químicas – agrotóxicos, medicamentos, produtos de uso doméstico, cosméticos e higiene pessoal, produtos químicos de uso industrial, drogas, plantas, alimentos e bebidas – apresentando sintomas e/ou alterações)
  • Queimaduras graves
  • Maus tratos
  • Trabalho de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto
  • Tentativa de suicídio
  • Crise hipertensiva e dores no peito de aparecimento súbito
  • Acidente/trauma com vítimas
  • Afogamento
  • Choque elétrico
  • Acidentes com produtos perigosos
  • Suspeita de infarto ou AVC (sintomas mais comuns: alteração súbita na fala, perda da força em um lado do corpo e desvio do canto da boca)
  • Agressão por arma branca ou disparo de arma de fogo
  • Soterramento e desabamento
  • Crises convulsivas
  • Transferência inter-hospitalar de doentes graves
  • Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso

 

ATENÇÃO:

* Nos demais casos, considerados sem gravidade ou risco de vida, o paciente deve se encaminhar para as unidades de saúde por meios próprios.
* Não dê água aos acidentados.
* Em caso de acidente com motos, não toque nas vítimas e não retire o capacete.

 

O que acontece ao ligar para o SAMU?

– Primeiro você é atendido por um Telefonista Auxiliar de Regulação Médica (TARM), que recebe as primeiras informações sobre o incidente.
– A ligação segue para o Médico Regulador, que avalia a situação médica e decide a necessidade ou não do envio de uma ambulância.
– No caso de envio da ambulância, a solicitação é feita por um Operador de Frota.
     * Para casos menos graves são enviadas Ambulâncias Básicas e a equipe multiprofissional é composta por Condutor, Socorrista e Técnico de Enfermagem.
     * Para casos mais graves são enviadas Ambulâncias Avançadas e a equipe multiprofissional é composta por Condutor, Socorrista, Enfermeiro e Médico.
– A equipe presta o atendimento inicial e, caso necessário, leva o paciente para uma das unidades de atenção hospitalar e de pronto atendimento da rede pública de saúde.

O que é necessário dizer no telefonema?

– O motivo do chamado (de forma rápida e clara)
– Seu nome e de onde está ligando
– Responder corretamente às perguntas feitas (as respostas dadas ajudarão a decidir qual o recurso disponível e indicado na hora e local solicitado)
– O endereço completo e correto de onde está a vítima, indicando pontos de referência e como chegar mais facilmente ao local
     * Para diminuir o tempo de chegada das equipes ao local, solicite que alguém sinalize para o veículo do SAMU quando este estiver próximo.
     * Se o local da urgência for uma residência, solicite que alguém permaneça na porta
– Em casos de acidentes no trânsito, informe o número de vítimas e se há alguém preso em ferragens

 

SAIBA MAIS SOBRE O SAMU

O SAMU faz parte da rede assistencial de urgência e emergência, enquanto pré-hospitalar móvel. O Serviço De Atendimento Móvel De Urgência da Região Metropolitana II foi pioneiro no Brasil em prestar o serviço de forma regionalizada, tendo a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói como a responsável pelo serviço, por ser o polo coordenador.

Em sua criação, no ano de 2004, destaca-se a carta-compromisso assinada pelos Prefeitos e Secretários de Saúde dos 7 municípios que compõem a Metro II, assegurando o empenho em seguir as diretrizes do Ministério da Saúde.

O SAMU tem como missão a escuta médica, a regulação, a coordenação e o envio dos meios de assistência médica de urgência apropriados em cada caso particular, assim como a organização dos fluxos para os hospitais, onde se realiza o atendimento.

A prioridade do SAMU é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível. O serviço funciona por meio da prestação de orientações, em atendimento prévio por telefone pela Central de Regulação e, quando necessário, o envio de veículos com equipe multiprofissional, a partir das Bases Descentralizadas.

A Central de Regulação das Urgências é a estrutura física constituída por profissionais (médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica e rádio-operadores) capacitados em regulação dos chamados telefônicos que demandam orientação e/ou atendimento de urgência, por meio de uma classificação e priorização das necessidades de assistência em urgência, além de ordenar o fluxo efetivo das referências e contrarreferências dentro de uma Rede de Atenção.

A Base Descentralizada garante temporesposta de qualidade e racionalidade na utilização dos recursos do componente SAMU 192, com a configuração mínima necessária para abrigo, alimentação, conforto das equipes e estacionamento das ambulâncias e motolâncias.