É importante saber a gravidade do caso e a diferença entre casos de urgência e de emergência antes de buscar o pronto-atendimento. Isso possibilita o uso adequado do atendimento, reduz o tempo de espera dos pacientes e evita a contaminação desnecessária de pacientes com casos de rotina, que podem contrair alguma infecção ao se expor ao ambiente de pronto-socorro sem necessidade, por exemplo em épocas de viroses, quando aumenta a presença de pacientes com doenças sazonais nas unidades de saúde.

URGÊNCIAS

Situações que podem ser graves, mas não colocam a vida em risco imediato. Existe mais tempo para fazer exames, identificar a causa e definir a melhor forma de tratamento. Não exigem necessariamente algum procedimento instantâneo, mas se não forem tratadas podem evoluir para complicações mais graves.

  • Casos considerados como urgência: Febre maior que 38 graus (há, pelo menos, 48 horas); Crise de asma, bronquite ou falta de ar; Vômitos frequentes; Dores agudas (moderada ou intensa); Fraturas, luxações ou torções; Feridas de corte (sem hemorragia); Crises de transtornos psiquiátricos e outros.

 

  • Atendimento de Urgências 24 horas:

          – Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) | Endereço: Rua Sá Barreto, nº 107 – Fonseca

          – Serviço de Pronto Atendimento da Engenhoca | Endereço: Avenida Professor João Brasil, s/nº – Engenhoca

          – Serviço de Pronto Atendimento do Largo da Batalha | Endereço: Rua Vereador Armando Ferreira, nº 30 – Largo da Batalha

          – Unidade de Urgência Dr. Mário Monteiro (UMAM) | Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, s/nº – Itaipú

          – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – Região Metropolitana II | Telefone: 192

EMERGÊNCIAS

Situações críticas, que representam risco iminente de morte, com forte ameaça aos sinais vitais ou de lesões irreparáveis para o paciente. É a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato.

  • Casos considerados como emergência: Ataque cardíaco; Derrame cerebral; Choque elétrico; Queimaduras graves; Acidente vascular cerebral (AVC); Trauma grave (por exemplo, fratura exposta); Hemorragia (grandes sangramentos); Convulsões; Picadas ou mordidas de animais venenosos; Intoxicação por medicamentos e outros.

 

  • Atendimento de Emergências 24 horas:

          – Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL) | Endereço: Rua Teixeira de Freitas, nº 30 – Fonseca

 
A melhor forma de cuidar da saúde continua sendo a prevenção. Para evitar as urgências de saúde é importante consumir bastante água potável, se alimentar de forma saudável, praticar exercícios físicos regularmente, cuidar da higiene dos ambientes, vacinar-se e consultar-se frequentemente com um médico de família.
 
A equipe do médico de família sabe de todo o histórico do paciente e pode dar orientações específicas para prevenir doenças e diminuir as situações de urgência e emergência. Enquanto o médico do pronto-atendimento busca o tratamento pontual para reverter um quadro grave, a equipe do médico de família cuida da saúde como um todo, pois acompanha o paciente de forma contínua, investiga as causas do problema e o melhor tratamento.